O governador Camilo Santana viaja dia 14 de janeiro, para o Oriente Médio em missão oficial, com o objetivo de aprofundar as relações entre o Ceará e a Ásia Ocidental. Nesta sexta-feira (13), o chefe do Executivo realizou a transmissão do cargo de governador à presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iracema Martins do Vale, em solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Durante solenidade, Camilo Santana agradeceu a parceria que a desembargadora Iracema tem tido com o Poder Executivo, respeitando a independência dos poderes.
A linha sucessória para administrar o Governo do Ceará respeita a seguinte ordem: vice-governadora, presidente da Assembleia Legislativa e presidente do Tribunal de Justiça. Izolda Cela e Zezinho Albuquerque encontram-se fora do Estado e, por isso, assume o cargo a desembargadora Iracema do Vale.
Desde que assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará, em 30 de janeiro de 2015, é a primeira vez que a desembargadora Iracema Vale substitui o governador do Estado, em face da vice-governadora, Izolda Cela, e do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, estarem fora do Estado no mesmo período .O último presidente do Tribunal de Justiça do Ceará a assumir o Governo do Estado foi o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, em 2014. No TJCE, o vice-presidente, desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, assume a Presidência da Instituição, enquanto a desembargadora Iracema Vale ocupar o cargo de governador.