Em transmissão ao vivo via redes sociais na manhã da última quarta-feira (18), o governador do Ceará, Camilo Santana anunciou novos concursos públicos para a área da Segurança Pública do Ceará, com um total de 3.128 vagas, sendo 2.200 para Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil, 170 para a Perícia Forense (Pefoce), e também autorizou o chamamento dos 258 aprovados nos últimos concursos do Corpo de Bombeiros.
Durante o anúncio estavam presentes o secretário da Segurança, Sandro Caron, os comandantes da Polícia Militar, o coronel PMCE Márcio Oliveira, e do Corpo de Bombeiros, coronel Eduardo Holanda, além do delegado geral da Polícia Civil, Marcus Rattacasso, e o perito geral da Pefoce, Ricardo Antônio Macêdo Lima.
O governador traçou um panorama da segurança pública no Estado do Ceará nos últimos anos. “Temos feito um grande esforço desde 2015 para combater a criminalidade no Ceará, e dar segurança à população. Construímos com todos os poderes uma parceria institucional que se integram para combater a violência no Estado. Hoje o policial no Ceará não divide a arma com o companheiro, e cada um tem o seu armamento. Compramos aeronaves, motos, viaturas e carros de resgate, montamos bases do Ciopaer, implantamos os batalhões do Raio em cidades a partir de 30 mil habitantes, investimos no sistema de videomonitoramento, com quatro mil câmeras integradas no Ceará, e no Spia. Sempre fomos um governo de diálogo com a corporação, e promovemos quase 20 mil policiais.